4º ANO- LÍNGUA PORTUGUESA-1º BIMESTRE

AS ATIVIDADES DEVERÃO SER REALIZADAS NO CADERNO

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO:

  1. Leia o texto e responda:































































2. Responda.
a) O que é Coronavírus?
___________________________________________

b) Como é transmitido o Coronavírus?

___________________________________________

c) Quais são os sintomas do Coronavírus?
___________________________________________

d) Quais pessoas se enquadram no grupo de maior risco?
___________________________________________

e) Quais os meios de prevenção e as orientações para evitar ser contaminado?
___________________________________________
___________________________________________
___________________________________________

f) Agora é a sua vez...junto com a sua família, faça um pequeno vídeo orientando as pessoas sobre o Coronavírus e qual a melhor maneira de se prevenir.


FONTE DE PESQUISA:
Elaborado por: Professora Elielma de Lemos Crespo
E. M. Profª Sandra Maria de Oliveira Araujo Franco


A Raposa e a Cegonha
Fábula de La Fontaine


           Um dia a Raposa convidou a Cegonha para jantar e serviu-lhe sopa, que ambas gostavam muito, num prato raso.
           _ Estás a gostar da minha sopa? _ perguntou, enquanto a Cegonha bicava a sopa em vão, sem conseguir comer nada.
          _ Como posso saber, se nem consigo comer?_ respondeu a Cegonha, vendo a Raposa beber a sopa com um ar todo delicado.
          Dias depois foi a vez de a Cegonha retribuir o gesto, pelo que convidou a Raposa para comer com ela na sua casa à beira do lago. Serviu-lhe a sopa num jarro largo embaixo e estreito em cima.
          _ Hummmm, está deliciosa, querida amiga! _ exclamou a Cegonha, enfiando o comprido bico pelo gargalo do jarro. _ Não achas?
          Claro que a Raposa não achava e nem podia achar nada, pois o focinho não passava pelo gargalo estreito do jarro. Tentou  vária vezes sem sucesso até que, bastante mal humorada, se despediu da Cegonha, resmungando entredentes:
           _ Não te achei graça nenhuma…!

1.    Leia o texto e responda:
a)    Quais os personagens do texto?

_____________________________________

b)  Qual o título do texto?

_____________________________________

c)    Descreva com suas palavras o que a Raposa e a Cegonha fizeram.

_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________

d)    Você acha que a atitude das amigas foi correta? Se fosse você, o que faria?

_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________


      2. Agora, faça um desenho bem divertido dessa história.



Elaborado por: Professora Elielma de Lemos Crespo
E. M. Profª Sandra Maria de Oliveira Araujo Franco



AS ATIVIDADES DEVERÃO SER FEITAS NO CADERNO

O mutirão da limpeza

O leão Papelão convocou uma reunião. Todos foram chegando: o gavião Pimentão, o pavão Lilico, o leitão Bolão, o macaco Limão e a rãzinha Bilinha.
- Por favor, façam silêncio!
O momento é de atenção. Vocês viram como nossa floresta está suja? Todos tragam água, sabão, vassoura e pano de chão.
- Isso mesmo! Ninguém respeita nada. Jogam tudo na mata.
O gavião Pimentão e o leitão Bolão pegaram um escovão e começaram a lavar os portões e as janelas das casas.
A rãzinha, o pavão e o macaco Limão foram catar os papéis e as latas velhas.
A floresta foi ficando linda! Tudo limpinho e brilhando.
O leão Papelão agora é capitão. Se a sujeira começa a aparecer, convoca mutirão, com a vassoura na mão.

Interpretando o Texto

1) Quem convocou a reunião?

__________________________________________

2) Retire do texto os substantivos próprios:

__________________________________________

3) Quem chegou para a reunião?
__________________________________________

4) Qual era o objetivo da reunião?

________________________________ _________

5) Por onde começou a limpeza?

_________________________________________


6)  A palavra floresta é trissílaba. Retire outras três palavras trissílabas do texto e escreva abaixo:

___________, ___________, __________


7) Agora retire do texto duas palavras monossílabas e escreva:

__________________, ____________________


8) Sabemos que Dígrafo é o grupo de duas letras que representa um só fonema. Exemplos: terra, ilha, pássaro.
Retire do texto palavras que tenham dígrafos e escreva abaixo:

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________


9) Forme frases com as palavras retiradas do texto da atividade 8.

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

Fonte de pesquisa:
Elaborado por: Professora Carla Barreto

E. M. Profª. Sandra Maria De O. A. Franco

AS ATIVIDADES DEVERÃO SER FEITAS NO CADERNO



1- Escreva frases usando os seguintes sinais de pontuação:

a) Vírgula

_____________________________________________

b) Ponto final

_____________________________________________

c) Ponto e vírgula

_____________________________________________

d) Interrogação

_____________________________________________

e) Exclamação

_____________________________________________

f) Dois pontos

______________________________________________

 2- Numere as falas de acordo com a pontuação a que se refere:

1- Ponto de exclamação

2- Ponto de interrogação

3- Vírgulas

4- Dois pontos

5- Ponto e vírgula

6- Aspas

7- Ponto final


(    ) Importante é o meu sinal. Basta. Fim.

(    ) Importante é o que sou! Eu preparo toda a ação e a e-nu-me-ra-ção!...

(    ) Somos usadas também para separar os nomes de uma relação.

(    ) Quem é? Por quê? Aonde? Quando?

(    ) Socorro! Viva! Dá o fora!

(    ) Sem nossa contribuição não existe citação

(    ) Sem por cima ter um ponto, vírgula é um sinal bem tonto.

 3- Coloque a pontuação necessária nas frases.

a) Não posso comprar o livro hoje

b) Gabriela Gustavo e Maria foram ao cinema

c) Roberta foi até a casa da sua amiga  depois foi visitar sua avó

d) Luciana disse:

     Você já fez sua lição hoje

e) O livro Aventuras Infantis é muito interessante

f) Você já fez o dever de geografia


4- Copie o texto abaixo substituindo os símbolos pelos sinais de pontuação:
   















E, desse dia em diante, a turma resolveu nunca mais soltar balão ou fazer qualquer outra coisa perigosa.  
Leia com atenção estas palavras:


majestade - regime - manjedoura - ginásio - mágica - jeito - geladeira - ligeira - gengiva - berinjela - gelo - juramento - gentil - gigante - canjica congelado - jibóia - ajeitar - anjinha 

Agora escreva-as no lugar correto:

                                
G


J
































2-  Leia as frases, completando as palavras com g ou j:
 a) A pá__ ina do caderno está su__ a.
 b) A pizza tinha man__ ericão.
 c) Ro __ério gosta muito de can __ica.
d) __ ilberto viu a __ iboia entre as folha__ ens.
e) __enival deu uma gor__ eta ao má__ico.

3- Agora complete as palavras com G  ou J e copie-as :
A) Estran__iro
B) __ilete
C) __enipapo
D) __iz
E) cere__a
F) su__estão
G) __esuíta
H) pa__em
I) __elatina


4- Recorte de jornais ou revistas palavras com G e J depois separe as sílabas.




Fonte de pesquisa:
Elaborado por: Professora Carla Barreto
E. M. Profª. Sandra Maria De O. A. Franco


AS ATIVIDADES DEVERÃO SER FEITAS NO CADERNO


" Tampa do Tempo"



Abri a tampa do tempo, num campestre arranha-céu, era um límpido novembro.
Mas não mais que de repente, surgiram nuvens e vento; raios, trovões, tempestade ameaçaram desabar.
Fiquei com medo, lamento, fechei a tampa do tempo, para a natureza acalmar.


                                                                                                     
1- Leia o poema acima e sublinhe as palavras com M antes de p e b.

2- Utilizando-se das palavras do quadro abaixo, preencha as lacunas com aquelas que, de acordo com seu significado, fazem sentido na frase.


"A Tampa do Tempo"

 Tampa - tempo - campestre - límpido - novembro - de repente
 Vento - tempestade - lamento 

1 - Era um céu __________________ do mês de ________________.

2- Naquele _________________ arranha céu, abri a _______________

do ______________________.

3- Fiquei com medo ______________________, o céu escureceu

____________________________ e um _________________ forte

trouxe a _______________________________.


3- Coloque no quadro abaixo em ordem alfabética as palavras que você utilizou para preencher a lacuna da atividade anterior.  Depois procure no dicionário o significado das que você não conhece.



1-

2-

3-

4-

5-

6-

7-

8-

9-


4- Reproduza o poema com suas palavras.
Lembrete para uma boa produção textual:
* Observar a concordância do verbo com o sujeito.
* Pontuar as frases.
* Colocar maiúscula no início de frases e nomes próprios.
* Usar travessão nos diálogos.
* Consultar um dicionário quanto às dúvidas ortográficas.


________________________________________

________________________________________

________________________________________

________________________________________

________________________________________

________________________________________

________________________________________


5- Complete as palavras abaixo, lendo-as em seguida:


ta__pa

te__po

co__panheiro

se__pre

i__possível

ca__po

ca__pestre

lí__pido


co__petição

co__preensível

i__portância


relâ__pago

i__perador

de repe__te

ve__to

lame__to


co__fusões

í__dias

tama__cos

tra__cós

dese__barcou

le__bra__ça


chu__binho

lo__binho

e__barcação

co__passo


barra__cos

ipira__ga

te__pestade

nove__bro


6- Use m ou n:


a) ve___to                         

b) po__te

c) te__poral

d) i__seto

e) fo__te

f) e__xuto


g) bri__car

h) e__brulhar

i) e__canto

j) e__purrar

k) ca__tar

l) so__bra


m) ta__bém

n) seme__tinha

o) po__bal

p) pla__tar

q) pe__te

  
7- Agora escolha duas palavras e forme frases com elas:
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________


Fonte de pesquisa:
Elaborado por: Professora Carla Barreto

E. M. Profª. Sandra Maria De O. A. Franco



AS ATIVIDADES DEVERÃO SER REALIZADAS NO CADERNO

Ortografia

Lembre que:
• O acento agudo (´) é usado para indicar que a sílaba é tônica e que a vogal tem som aberto. Exemplos: Piauí, lágrima, úmido, máquina, guaraná, régua, égua, mobília, língua, cílio, açúcar, saúde, conteúdo.
• O acento circun­flexo (^) é usado para indicar que a sílaba é tônica e que a vogal tem som fechado. Exemplos: crânio, pêssego, ônibus, ambulância, vovô, cômodo, infância, inglês, chinês, matinê, frequência, astrônomo.


1. Acentue corretamente as palavras a seguir:


vovo

robo

ninguem

ciencias

historia

rubrica

trico

japones

lencois

tambem

porem

portugues

cortes

caia

reune

araujo

voces

metro

bau

marques

pasteis

carreteis

anhangabau

caracois

hoteis

juizo

ruina

heroina

pinceis

farois


 2. Escreva  cinco palavras com acento:

a) Agudo ___________________, ________________,
__________, __________, _____________.


b) Circunflexo: _______________, ________________,

____________,_____________, _______________


3. Escreva as palavras:
ferias - barulho - martir  -  imas  -  agua  -  crocodilo  -  terrivel  -  varinha  -  album  -  tenis  -  principio  -  bonus  -  torax  -  hifen  -  radio  -  tunel  -  chacara   taxi  -  boneca  -  felicidade  -  caramujo


Agora, separe-as em seu devido lugar, grafando-as corretamente:
Palavras com acento grafado
____________                        ____________                         _______________
____________                        ____________                         _______________
____________                        ____________                              _______________
____________                        ____________                              _______________
____________                        ____________                              _______________

Palavras sem acento
____________                           ____________                           _______________
____________                           ____________                           _______________

4- Nas frases abaixo, algumas palavras estão destacadas. Acentue-as quando necessário.
a) Hoje vi um sabia cantando
b) Ele sabia as regras daquele jogo.
c) Aquela empresa fabrica aviões em miniatura.
d) A sirene da fabrica toca sempre de manhã.
e) Maio é o mês das noivas.
f) No verão são vendidos muitos maios.

5- Acentue as palavras conforme os modelos.

Saída

Saúde


Anéis


Anzóis


Armazém

ca__a
ru__na

ci__me
Ara__jo

hot__is
carret__is

carac__is
lenç__is

tamb__m
ningu__m
ju__zo
hero__na

re__ne
mi__do

past__is
pinc__is

far__is
aeros__is

por__m
al__m

6- Reescreva apenas as palavras que devem ser acentuadas. Coloque o acento corretamente:
a) esperto
b) colegio
c) colega
d) ingles
e) criança
f) umido
g) tambem
7- Acentue as palavras. Depois separe-as conforme o som.
lampada  -  pessego  -  chapeu  -  fabula
japones  -  frances  -  historia  -  tragico
onibus  -  veterinario  -  veu  -  angulo
SOM ABERTO
SOM FECHADO





















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ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA IMPRIMIR 4º ANO - 1ºBIMESTRE

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