AS ATIVIDADES DEVERÃO SER REALIZADAS NO CADERNO
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO:
- Leia o texto e responda:
2. Responda.
a) O que é Coronavírus?
___________________________________________
b) Como é transmitido o Coronavírus?
___________________________________________
c) Quais são os sintomas do Coronavírus?
___________________________________________
d) Quais pessoas se enquadram no grupo de maior risco?
___________________________________________
e) Quais os meios de prevenção e as orientações para evitar ser contaminado?
___________________________________________
___________________________________________
___________________________________________
f) Agora é a sua vez...junto com a sua família, faça um pequeno vídeo orientando as pessoas sobre o Coronavírus e qual a melhor maneira de se prevenir.
FONTE DE PESQUISA:
Elaborado por: Professora
Elielma de Lemos Crespo
E. M. Profª Sandra Maria
de Oliveira Araujo Franco
A Raposa e a Cegonha
Fábula de La Fontaine
Um dia a Raposa convidou a Cegonha para jantar e serviu-lhe sopa, que
ambas gostavam muito, num prato raso.
_ Estás a gostar da minha sopa? _ perguntou, enquanto a Cegonha bicava a
sopa em vão, sem conseguir comer nada.
_ Como posso saber, se nem consigo comer?_ respondeu a Cegonha, vendo a
Raposa beber a sopa com um ar todo delicado.
Dias depois foi a vez de a Cegonha retribuir o gesto, pelo que convidou
a Raposa para comer com ela na sua casa à beira do lago. Serviu-lhe a sopa num
jarro largo embaixo e estreito em cima.
_ Hummmm, está deliciosa, querida amiga! _ exclamou a Cegonha, enfiando
o comprido bico pelo gargalo do jarro. _ Não achas?
Claro que a Raposa não achava e nem podia achar nada, pois o focinho não
passava pelo gargalo estreito do jarro. Tentou
vária vezes sem sucesso até que, bastante mal humorada, se despediu da
Cegonha, resmungando entredentes:
_ Não te achei graça nenhuma…!
1.
Leia o texto e responda:
a)
Quais os personagens do texto?
_____________________________________
b) Qual o título do texto?
_____________________________________
c)
Descreva com suas palavras o que a Raposa e a
Cegonha fizeram.
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
d)
Você acha que a atitude das amigas foi correta?
Se fosse você, o que faria?
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
2.
Agora, faça um desenho bem divertido dessa história.
Elaborado por: Professora Elielma de Lemos Crespo
E.
M. Profª Sandra Maria de Oliveira Araujo Franco
AS ATIVIDADES DEVERÃO SER FEITAS NO CADERNO
O mutirão da limpeza
O leão Papelão
convocou uma reunião. Todos foram chegando: o gavião Pimentão, o pavão Lilico,
o leitão Bolão, o macaco Limão e a rãzinha Bilinha.
- Por favor,
façam silêncio!
O momento é de
atenção. Vocês viram como nossa floresta está suja? Todos tragam água, sabão,
vassoura e pano de chão.
- Isso mesmo!
Ninguém respeita nada. Jogam tudo na mata.
O gavião
Pimentão e o leitão Bolão pegaram um escovão e começaram a lavar os portões e
as janelas das casas.
A rãzinha, o
pavão e o macaco Limão foram catar os papéis e as latas velhas.
A floresta foi
ficando linda! Tudo limpinho e brilhando.
O leão Papelão
agora é capitão. Se a sujeira começa a aparecer, convoca mutirão, com a
vassoura na mão.
Interpretando o Texto
1) Quem convocou a reunião?
__________________________________________
2) Retire do texto os substantivos próprios:
__________________________________________
3) Quem chegou para a reunião?
__________________________________________
4) Qual era o objetivo da reunião?
________________________________ _________
5) Por onde começou a limpeza?
_________________________________________
6) A
palavra floresta é trissílaba.
Retire outras três palavras trissílabas do texto e escreva abaixo:
___________, ___________,
__________
7) Agora retire do texto duas palavras
monossílabas e escreva:
__________________,
____________________
8) Sabemos que Dígrafo é o grupo de duas
letras que representa um só fonema. Exemplos: terra, ilha, pássaro.
Retire do texto palavras que tenham dígrafos e escreva
abaixo:
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
9) Forme frases com as palavras retiradas do
texto da atividade 8.
___________________________________________
___________________________________________
___________________________________________
___________________________________________
___________________________________________
Fonte de pesquisa:
Elaborado por: Professora
Carla Barreto
E. M. Profª. Sandra Maria
De O. A. Franco
AS ATIVIDADES DEVERÃO SER FEITAS NO CADERNO
1- Escreva frases usando os seguintes sinais de
pontuação:
a) Vírgula
_____________________________________________
b) Ponto final
_____________________________________________
c) Ponto e vírgula
_____________________________________________
d) Interrogação
_____________________________________________
e) Exclamação
_____________________________________________
f) Dois pontos
______________________________________________
2- Numere as falas de acordo com a pontuação a
que se refere:
1- Ponto de exclamação
2- Ponto de interrogação
3- Vírgulas
4- Dois pontos
5- Ponto e vírgula
6- Aspas
7- Ponto final
( )
Importante é o meu sinal. Basta. Fim.
( )
Importante é o que sou! Eu preparo toda a ação e a e-nu-me-ra-ção!...
( )
Somos usadas também para separar os nomes de uma relação.
( )
Quem é? Por quê? Aonde? Quando?
( )
Socorro! Viva! Dá o fora!
( ) Sem
nossa contribuição não existe citação
( ) Sem
por cima ter um ponto, vírgula é um sinal bem tonto.
3- Coloque a pontuação necessária nas frases.
a) Não posso comprar o livro hoje
b) Gabriela Gustavo e Maria foram ao cinema
c) Roberta foi até a casa da sua amiga depois foi visitar sua avó
d) Luciana disse:
Você
já fez sua lição hoje
e) O livro Aventuras Infantis é muito
interessante
f) Você já fez o dever de geografia
4- Copie o texto abaixo substituindo os símbolos
pelos sinais de pontuação:
E,
desse dia em diante, a turma resolveu nunca mais soltar balão ou fazer qualquer
outra coisa perigosa.
Leia com atenção estas
palavras:
majestade - regime - manjedoura - ginásio - mágica - jeito - geladeira - ligeira - gengiva - berinjela - gelo - juramento - gentil - gigante - canjica congelado - jibóia - ajeitar - anjinha
Agora escreva-as no lugar
correto:
G
|
J
|
2- Leia as frases, completando as palavras com g ou
j:
a) A pá__ ina do caderno está su__ a.
b) A pizza tinha man__ ericão.
c) Ro __ério gosta muito de can __ica.
d) __ ilberto viu a __ iboia
entre as folha__ ens.
e) __enival deu uma gor__
eta ao má__ico.
3- Agora complete as
palavras com G ou J e copie-as :
A) Estran__iro
B) __ilete
C) __enipapo
D) __iz
E) cere__a
F) su__estão
G) __esuíta
H) pa__em
I) __elatina
4- Recorte de jornais ou
revistas palavras com G e J depois separe as sílabas.
Fonte de pesquisa:
Elaborado por: Professora
Carla Barreto
E. M. Profª. Sandra Maria
De O. A. Franco
AS ATIVIDADES DEVERÃO SER FEITAS NO CADERNO
" Tampa do Tempo"
Abri a tampa do
tempo, num campestre arranha-céu, era um límpido novembro.
Mas não mais
que de repente, surgiram nuvens e vento; raios, trovões, tempestade ameaçaram
desabar.
Fiquei com
medo, lamento, fechei a tampa do tempo, para a natureza acalmar.
1- Leia o poema acima e sublinhe as palavras com M antes de p e b.
2- Utilizando-se das palavras do quadro abaixo, preencha as lacunas com
aquelas que, de acordo com seu significado, fazem sentido na frase.
"A Tampa do
Tempo"
Tampa - tempo - campestre - límpido - novembro - de repente
Vento - tempestade - lamento
|
1 - Era um céu
__________________ do mês de ________________.
2- Naquele
_________________ arranha céu, abri a _______________
do
______________________.
3- Fiquei com
medo ______________________, o céu escureceu
____________________________
e um _________________ forte
trouxe a
_______________________________.
3- Coloque no
quadro abaixo em ordem alfabética as palavras que você utilizou para preencher
a lacuna da atividade anterior. Depois
procure no dicionário o significado das que você não conhece.
1-
|
2-
|
3-
|
4-
|
5-
|
6-
|
7-
|
8-
|
9-
|
4- Reproduza o
poema com suas palavras.
Lembrete para uma boa produção
textual:
* Observar a concordância do verbo
com o sujeito.
* Pontuar as frases.
* Colocar maiúscula no início de
frases e nomes próprios.
* Usar travessão nos diálogos.
* Consultar um dicionário quanto às
dúvidas ortográficas.
________________________________________
________________________________________
________________________________________
________________________________________
________________________________________
________________________________________
________________________________________
5- Complete as
palavras abaixo, lendo-as em seguida:
ta__pa
|
te__po
|
co__panheiro
|
se__pre
|
i__possível
|
ca__po
|
ca__pestre
|
lí__pido
|
co__petição
|
co__preensível
|
i__portância
|
relâ__pago
|
i__perador
|
de repe__te
|
ve__to
|
lame__to
|
co__fusões
|
í__dias
|
tama__cos
|
tra__cós
|
dese__barcou
|
le__bra__ça
|
chu__binho
|
lo__binho
|
e__barcação
|
co__passo
|
barra__cos
|
ipira__ga
|
te__pestade
|
nove__bro
|
6- Use m
ou n:
a) ve___to
b) po__te
c) te__poral
d) i__seto
e) fo__te
f) e__xuto
g) bri__car
h) e__brulhar
i) e__canto
j) e__purrar
k) ca__tar
l) so__bra
m) ta__bém
n) seme__tinha
o) po__bal
p) pla__tar
q) pe__te
7- Agora escolha duas palavras e forme frases com elas:
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
Fonte de pesquisa:
Elaborado por: Professora
Carla Barreto
E. M. Profª. Sandra Maria
De O. A. Franco
AS ATIVIDADES DEVERÃO SER REALIZADAS NO CADERNO
Ortografia
Lembre que:
• O acento agudo (´)
é usado para indicar que a sílaba é tônica e que a vogal tem som aberto.
Exemplos: Piauí, lágrima, úmido, máquina, guaraná, régua, égua, mobília,
língua, cílio, açúcar, saúde, conteúdo.
• O acento circunflexo (^) é usado para indicar que a sílaba é tônica e que a
vogal tem som fechado. Exemplos: crânio, pêssego, ônibus, ambulância, vovô,
cômodo, infância, inglês, chinês, matinê, frequência, astrônomo.
1.
Acentue corretamente as palavras a seguir:
vovo
|
robo
|
ninguem
|
ciencias
|
historia
|
rubrica
|
trico
|
japones
|
lencois
|
tambem
|
porem
|
portugues
|
cortes
|
caia
|
reune
|
araujo
|
voces
|
metro
|
bau
|
marques
|
pasteis
|
carreteis
|
anhangabau
|
caracois
|
hoteis
|
juizo
|
ruina
|
heroina
|
pinceis
|
farois
|
2. Escreva
cinco palavras com acento:
a)
Agudo ___________________, ________________,
__________,
__________, _____________.
b) Circunflexo: _______________,
________________,
____________,_____________,
_______________
3.
Escreva as palavras:
ferias - barulho -
martir -
imas - agua - crocodilo
- terrivel -
varinha - album
- tenis - principio -
bonus - torax
- hifen -
radio - tunel
- chacara taxi
- boneca -
felicidade - caramujo
Agora, separe-as em seu devido lugar, grafando-as
corretamente:
Palavras
com acento grafado
____________ ____________ _______________
____________ ____________ _______________
____________ ____________ _______________
____________ ____________ _______________
____________ ____________ _______________
Palavras sem acento
____________ ____________ _______________
____________ ____________ _______________
4- Nas frases abaixo,
algumas palavras estão destacadas. Acentue-as quando necessário.
a) Hoje vi um sabia cantando
b) Ele sabia as regras daquele jogo.
c) Aquela empresa fabrica aviões em miniatura.
d) A sirene da fabrica toca sempre de manhã.
e) Maio é o mês das noivas.
f) No verão são
vendidos muitos maios.
5- Acentue as
palavras conforme os modelos.
Saída
Saúde
Anéis
Anzóis
Armazém
|
ca__a
ru__na
ci__me
Ara__jo
hot__is
carret__is
carac__is
lenç__is
tamb__m
ningu__m
|
ju__zo
hero__na
re__ne
mi__do
past__is
pinc__is
far__is
aeros__is
por__m
al__m
|
6- Reescreva apenas as palavras que devem ser acentuadas.
Coloque o acento corretamente:
a) esperto
b) colegio
c) colega
d) ingles
e) criança
f) umido
g) tambem
7- Acentue as palavras. Depois separe-as conforme o som.
lampada -
pessego - chapeu
- fabula
japones - frances -
historia - tragico
onibus -
veterinario - veu - angulo
SOM ABERTO
|
SOM FECHADO
|
CASO QUEIRA FAZER A IMPRESSÃO DAS ATIVIDADES AQUI
POSTADAS, FAVOR CLICAR NO LINK ABAIXO:
ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA IMPRIMIR 4º ANO - 1ºBIMESTRE
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Equipe Gestora da E.M.Profª Sandra Mª de O.A.Franco