Atividade igual a anterior (pega bolinha) porém essa é feita em cima da mesa, mas pode ser feita no chão também; usando um cano, rolo de papel higiênico, rolo de papel insulfilm, rolo de sacos plásticos; você irá realizar tipo uma calha, onde deverá jogar a bolinha ali dentro e ao rolar a criança deverá tentar pegar a bolinha usando o copo plástico.
A criança pode ficar sentada no chão ou de frente para uma mesa, em sua frente terá um copo de plástico virado para baixo; a criança ficará com as mãos para trás eu na cabeça; o responsável irá ter em mãos algumas bolinhas (pode ser de papel, bolinha de gude ou outra); o responsável ficará a uma distância da criança e irá rolar uma bolinha por vez em direção à criança; porém toda vez que ela jogar a bolinha, irá dar um comando DIREITA/ESQUERDA então a criança deverá utilizar a mão para pegar o copo à sua frente e segurar a bolinha dentro do copo. Exemplo: o responsável jogou a bolinha e falou “direita”, então a criança imediatamente deverá usar sua mão direita para pegar o copo e apanhar a bolinha.
Hoje, vamos trabalhar um pouco de arremesso de precisão.
Em um espaço de sua casa; coloque um balde (cesto de roupa ou similar) em um canto e a uma distância a criança deve arremessar bolinhas tentando acertar dentro do balde; peça que ela jogue com a mão direita e depois com a esquerda; peça que ela arremesse de diferentes formas: bolinha quicada (se for possível), direta, saída do peito, saída com as mãos próximas a orelha, com as duas mãos, com curva... a bolinha pode ser de papel, bolinha de meia.
Para trabalhar habilidades Esportivas é o mesmo procedimento, apenas peça que a criança ou adolescente realize o movimento de arremesso de acordo com a técnica correta, exemplo: arremesso do Basquetebol em uma cesta, ou um arremesso/passe no handebol com suas variedades de formas de execução.
Variação: amarre uma cordinha nas extremidades do balde e movimente o balde igual um pêndulo, indo de um lado para o outro e peça que o praticante arremesse da mesma forma, só que agora um pouco mais difícil, pois o alvo é móvel . Outra variação é pendurar o balde em um local mais alto, fazendo com que a bola tenha que
ser lançada para cima.
Hoje, vamos trabalhar um pouco de Equilíbrio e Coordenação de membros inferiores.
Usando copos plásticos, cones ou pode usar carretéis de linha de costura; espalhar pelo espaço e pedir que a criança derrube todos e depois levante todos usando apenas o pé direito; depois realizar o mesmo procedimento com o pé esquerdo.
Repetir três vezes ou até ficar craque.
Hoje, vamos trabalhar com atividades de Bolinha de Meia ou Papel.
Atividade 01: equilibrar uma bolinha no pé direito; depois realizar o mesmo procedimento com o pé esquerdo. Tente agora equilibrar e se movimentar pelo espaço.
Atividade 02 : usando agora duas bolinhas, uma em cada mão; você irá trocar simultaneamente as bolinhas de mãos, da direita para esquerda e d a esquerda para direita; faça isso jogando a bolinha para o alto; depois de conseguir, tente realizar sentado.
Atividade 03: usando uma bolinha e dois copos plásticos , segure um copo em cada mão e com a bolinha dentro de um deles, você irá jogar a bo para o alto e pegar com o outro copo, e fazer isso consecutivamente.
Atividade 04: usando uma bolinha; você irá jogar em direção ao pé, irá chutar com o pé direito e pegar com a mão; em seguida irá realizar o mesmo procedimento e chutar o pé esquerdo; fazer isso repetidamente.
A atividade de hoje é a “Não deixe o Balão Cair”.
Material: Bola de aniversário, sacola plástica de mercado, alguns objetos (por exemplo, brinquedos da criança) e uma caixa para guardar os objetos.
É um exercício de organização, onde a criança deve manter o balão no ar e ao mesmo tempo deverá recolher objetos espalhados pelo espaço, podendo pegar um objeto por vez e não pode segurar o balão, apenas deve bater nele e manter no ar.
Adaptação: você pode utilizar uma sacola plástica cheia de ar e terá os mesmos resultados.
Vamos arrumar o quarto!
A brincadeira de hoje é o Jogo das Cores.
Montagem (com ajuda do Responsável): Você irá precisar de 4, 5, 6 ou mais folhas de papel, irá pintar com tinta, lápis de cor, giz de cera, cada uma delas com uma cor diferente (azul, vermelho, amarelo, verde, laranja, roxo...); você também pode usar E.V.A colorido ou folhas coloridas; então você irá usar fita adesiva para grudar essas cores pelo chão (coloque a uma distância em que a criança consiga saltar de uma cor para outra).
O jogo: O responsável irá pedir que a criança salte de uma cor para outra. Inicie dando um tempo para criança memorizar e conseguir saltar. Conforme ela for aprendendo e melhorando as habilidades, você irá falar as cores cada vez mais rápido e ela terá de saltar mais rápido e sem errar a ordem das cores. Ela irá saltar sempre com os dois pés juntos.
Variação: realize a mesma atividade, porém falando duas cores ao mesmo tempo um pé ficará numa cor e o outro na outra.
A brincadeira de hoje é o Equilíbrio na Raquete.
Raquete: Podemos utilizar qualquer raquete, desde uma de ping pong, frescobol ou até mesmo uma raquete adaptada de papelão.
Bolinha: O ideal é começar com bolas mais leves, como balão de festa de aniversário, bola de papel ou de meia, nessa ordem, passando por bola de ping-pong, frescobol e qualquer outra.
Como funciona?
Primeiro a criança deve caminhar com a bola apoiada na raquete. Depois que ela conseguiu realizar essa primeira etapa com sucesso, pode se deslocar quicando a bola na raquete. Após, há a progressão usando uma bolinha mais rápida.
Adaptado do Professor Marcos Renato Araujo, Joinville, SC, 2020.
Divirtam-se!!!
Profº Diogo
________________________________
ANO DE ESCOLARIADE: 1º a 5º ano |
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física |
EIXO ESTRUTURANTE: Cultura do movimento corporal / Reflexão e Ação |
OBJETIVOS: Atividades com foco no lúdico, no raciocínio, na autonomia e na interação com familiares visando a semana da criança. |
TEMA
GERADOR: Atividades Semana da Criança |
Olá Família! Preparamos com muito carinho uma semana
diferenciada com brincadeiras e atividades divertidas para as nossas crianças. Agradecemos
o apoio em tudo realizado até aqui e continuamos contando com sua participação
e empenho.
Depois de tantas tarefas, o momento é de curtir
esta semana com nossos pequenos. Que todos se divirtam muito!
Professor Diogo
Atividade 01 – Dia de Reporter
Faça um microfone com algum objeto em casa e
entreviste seus familiares, sobre como foi a infância deles, do que brincavam e
o que eles sentem saudades daquela época.
Atividade 02 –Campeonato de Jogo da Velha
Quem é o melhor em Jogo da Velha em casa? Chame a
família para brincar e vamos ver quem é o campeão. Vocês podem combinar algum
mico para os que forem perdendo. Divirtam-se!
Atividade 03 –Sou um Pirata
Use o que tiver em casa para se fantasiar de pirata
e brinque de Caça ao Tesouro: escolha um objeto, o Pirata esconde e a família
procura. A pessoa que encontrar será o novo Pirata, que esconderá o objeto e
assim sucessivamente.
Atividade 04 –Bilboquê
Com a ajuda dos pais, vamos montar um brinquedo
reciclado?
Clique no vídeo para ver as instruções.
https://www.materiaispdg.com.br/
A brincadeira de hoje é o Equilíbrio na Raquete.
Raquete: Podemos utilizar qualquer raquete, desde uma de ping pong, frescobol ou até mesmo uma raquete adaptada de papelão.
Bolinha: O ideal é começar com bolas mais leves, como balão de festa de aniversário, bola de papel ou de meia, nessa ordem, passando por bola de ping-pong, frescobol e qualquer outra.
Como funciona?
Primeiro a criança deve caminhar com a bola apoiada na raquete. Depois que ela conseguiu realizar essa primeira etapa com sucesso, pode se deslocar quicando a bola na raquete. Após, há a progressão usando uma bolinha mais rápida.
Adaptado de Professor Marcos Renato Araujo, Joinville, SC, 2020.
A brincadeira de hoje é a Bola ao Alvo com os Pés.
Material: Uma caixa, bolinhas, urso de pelúcia ou qualquer objeto que você tiver.
Instruções: A criança sentada no chão, com algumas bolinhas a sua frente (pode ser de papel ou qualquer outro objeto como ursinho), terá que pegar todos estes objetos e colocar dentro da caixa que ficará atrás dela, usando somente os pés para isso; ela deve projetar o corpo para trás, como se fosse girar para trás e jogando a bola por cima da cabeça.
Variação de atividade: com a caixa mais longe, você irá espalhar todos os objetos pela casa; tendo que se movimentar apenas sentada, a criança deverá buscar todos os objetos pela casa e transportar todos até a caixa, utilizando somente os pés para realizar a tarefa.
A brincadeira de hoje é a Saltos Sobre o Bastão.
Instruções:
Colocar um bastão, corda ou riscar uma linha no chão; a criança inicia de frente para o instrutor; o instrutor dará os comandos “direita/esquerda” e a criança irá saltar lateralmente para o lado sugerido; após um tempo o instrutor irá dar o comando “GIRO”, onde a criança deverá realizar um giro de 180º e ficará de costas para o instrutor; e logo o instrutor inicia novamente com os comandos “direita/esquerda”, e gradativamente poderá alternando com o comando “giro” para que a criança fique de frente e de costas em diferentes momentos.
Variação: acrescente outros comandos junto, como o já conhecido “morto/vivo” que além da criança saltar para a direita e esquerda, ela também deverá abaixar e levantar.
ANO DE ESCOLARIADE: 1º a 5º ano |
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física |
EIXO ESTRUTURANTE: Cultura do movimento corporal / Reflexão e Ação |
OBJETIVOS: Trabalhar arremesso, tempo de reação, empunhadura e lateralidade (trabalhando a dominância lateral) |
TEMA
GERADOR: Bolinha na Parede |
Nossa atividade de hoje é a Bolinha na Parede.
Material: qualquer bolinha.
Fazer primeiro de pé e, posteriormente, tentar
sentado.
Sentado no chão ou em pé de frente para parede,
você irá jogar a bolinha de modo que ela quique no chão e bata na parede e
volte em suas mãos.
- em seguida realizar o mesmo procedimento, jogando
com a mão direita e pegando com a mão direita.
- em seguida realizar o mesmo procedimento, jogando
com a mão esquerda e pegando com a mão esquerda.
Agora, vai ficando mais difícil.
- em seguida realizar o mesmo procedimento, jogando
com a mão direita e pegando com a esquerda, e logo jogar com a esquerda e pegar
com a direita, fazendo isso alternadamente.
_____________________________________
A brincadeira de hoje é, novamente, a tradicional “Está quente, está frio” ou, simplesmente, “Quente ou frio”. É uma brincadeira divertida e fácil de se fazer, pois não requer material específico. É perfeita para a diversão da família nesse momento de Quarentena.
Nela, um participante esconde um ou mais objetos — de acordo com a sua criatividade — e o outro ou os outros devem procurá-los, perguntando se está quente ou frio. Aquele que os escondeu vai dando as coordenadas através das palavras Quente ou Frio, Muito quente ou Muito frio, até os que estão procurando encontrarem. Quente significa proximidade ao objeto e frio distância.
A brincadeira pode ser incrementada com mais de dois participantes: um que esconde e mais de dois procurando. Há, também, a opção daquele que escondeu dar diversas pistas sobre quais são os objetos, de modo que os buscadores exercitem sua capacidade de raciocínio e imaginação na tentativa de descobrir quais são. Enfim, a brincadeira pode ser adaptada das mais variadas formas.
Bom jogo! Boa diversão!
ANO DE ESCOLARIADE: 1º a 5º ano |
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física |
EIXO ESTRUTURANTE: Cultura do movimento corporal / Reflexão e Ação |
OBJETIVOS: Desenvolver habilidades motoras básicas,
compreendendo a ação, dinâmica e evolução dos movimentos. Trabalha-se, também
tempo de reação. |
TEMA
GERADOR: Cesta de Basquete II |
A Atividade é uma brincadeira com influência do
Basquetebol.
Materiais:
1 Balde ou Cesta de Lixo,
1 Bola de Plástico simples que Quique.
Com a ajuda do Responsável, o aluno deve colocar o balde a determinada altura e distância.
Aquecimento:
1.
O aluno deve dar,
parado, 20 quiques na bola com cada mão.
2.
Em seguida deve
dar três ou quatro quiques andando, sem perder o controle da bola, com cada
mão. Repetir 3 vezes.
Com tudo pronto, inicia-se a brincadeira, que
pode ser individual ou em dupla. A bola deve ser arremessada na cesta (balde)
como forma de treinamento (individual) por um jogador de cada vez (dupla).
No jogo individual, é priorizado o número de
acertos em determinado período de tempo. Já no jogo em dupla, vence aquele que converter
mais arremessos, fizer mais cestas.
Conforme as habilidades dos alunos forem se
desenvolvendo, há a possibilidade de aumentar a altura e a distância, tornando o
jogo mais difícil.
Boas cestas!
Professor Diogo
____________________________________________
ANO DE ESCOLARIADE: 1º ao 5º ano |
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física |
EIXO ESTRUTURANTE: Cultura do movimento corporal / Reflexão e Ação |
OBJETIVOS: Desenvolver habilidades motoras básicas,
compreendendo a ação, dinâmica e evolução dos movimentos. |
TEMA
GERADOR: O Quique da Bolinha |
Olá Pessoal! Hoje vamos fazer a brincadeira do
Quique da Bolinha.
HABILIDADES: arremesso e precisão, trabalhar iniciação ao tênis de mesa.
DESCRIÇÃO: em uma mesa ou até mesmo no chão; você irá colocar um ou mais copos a uma certa distância e irá arremessar uma bolinha tentando acertar dentro do copo ; você pode exigir um número mínimo de quiques que a bolinha deve dar antes de cair dentro do copo (1 qui que, 2 quiques ou 3 quiques); também pode aumentar o número de copos ou usar uma bandeja de ovos ao invés de copos. Você pode definir se irá arremessar com a mão ou com a utilização de uma raquete.
VARIAÇÃO: amarre uma cordinha no copo e deixe ele pendurado como se fosse um pêndulo, movendo-se de um lado para o outro; e então o objetivo é acertar o copo em movimento; use sua criatividade, pode usar até mesmo um balde maior, pode usar bolas maiores, aumente a distância do arremesso até o alvo; tudo irá depender do grau de dificuldade que você quer colocar ao praticante.
ANO DE ESCOLARIADE: 1º ao 5º ano |
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física |
EIXO ESTRUTURANTE: Cultura do movimento corporal / Reflexão e Ação |
OBJETIVOS: Desenvolver habilidades motoras básicas, compreendendo a ação, dinâmica e evolução dos movimentos. |
TEMA
GERADOR: Dentro / Fora |
LINK DA ATIVIDADE: DENTRO OU FORA
Olá Pessoal! Hoje vamos fazer a brincadeira Dentro
/ Fora.
HABILIDADES: Desenvolver a noção espacial, melhorar
a atenção e concentração, trabalhar o salto, aprender a se deslocar em salto.
DESCRIÇÃO: É necessário alguém para dar o comando
Dentro (dentro do círculo) e Fora (fora do círculo). Pode haver a adaptação com
Esquerda / Direita e Frente / Atrás. Conforme uma pessoa dá o comando, a outra
salta obedecendo.
ANO DE ESCOLARIADE:
3, 4º e 5º ano
|
COMPONENTE CURRICULAR:
Educação Física
|
EIXO ESTRUTURANTE:
Cultura do movimento corporal / Reflexão e Ação
|
OBJETIVOS:
Desenvolver habilidades motoras básicas,
compreendendo a ação, dinâmica e evolução dos movimentos.
|
TEMA GERADOR:
Alongamentos
|
ANO DE ESCOLARIADE:
1º ao 5º ano
|
COMPONENTE CURRICULAR:
Educação Física
|
EIXO ESTRUTURANTE:
Cultura do movimento corporal / Reflexão e Ação
|
OBJETIVOS:
Desenvolver habilidades motoras básicas,
compreendendo a ação, dinâmica e evolução dos movimentos.
|
TEMA
GERADOR:
Amarelinha
|
ANO DE ESCOLARIADE:
1º a 5º ano
|
COMPONENTE CURRICULAR:
Educação Física
|
EIXO ESTRUTURANTE:
Cultura do movimento corporal / Reflexão e Ação
|
OBJETIVOS:
Desenvolver
habilidades motoras básicas, compreendendo a ação, dinâmica e evolução dos
movimentos. Trabalha-se, também tempo de reação.
|
TEMA
GERADOR:
Brincadeiras de festa junina
|
ANO DE
ESCOLARIADE:
1º ao 5º ano
|
COMPONENTE CURRICULAR:
Educação Física
|
EIXO
ESTRUTURANTE:
Jogos e Brincadeiras
|
OBJETIVOS:
Reconhecer a importância do trabalho em
equipe para o sucesso do coletivo, cooperação, autonomia e imaginação.
|
TEMA
GERADOR:
Caixa de Segredos
|
.............................................................................
ANO DE ESCOLARIADE:
1º a 5º ano
|
COMPONENTE CURRICULAR:
Educação Física
|
EIXO ESTRUTURANTE:
Cultura do movimento corporal / Reflexão e Ação
|
OBJETIVOS:
Desenvolver
habilidades motoras básicas, compreendendo a ação, dinâmica e evolução dos
movimentos. Autonomia desde a construção da pista e seus obstáculos.
|
TEMA
GERADOR:
Corrida de Tampinhas
|
ANO DE
ESCOLARIADE:
1º ao 5º ano
|
COMPONENTE CURRICULAR:
Educação Física
|
EIXO
ESTRUTURANTE:
Jogos e Brincadeiras
|
OBJETIVOS:
Reconhecer a importância do trabalho em
equipe para o sucesso do coletivo, cooperação, autonomia e imaginação.
|
TEMA
GERADOR:
Brincadeira de Mímica
|
ANO DE ESCOLARIADE:
1º a 5º ano
|
COMPONENTE CURRICULAR:
Educação Física
|
EIXO ESTRUTURANTE:
Cultura do movimento corporal / Reflexão e Ação
|
OBJETIVOS:
Desenvolver habilidades motoras básicas,
compreendendo a ação, dinâmica e evolução dos movimentos. Trabalha-se, também
tempo de reação.
|
TEMA
GERADOR:
Boliche de Garrafa PET
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos a sua mensagem!
Retornaremos em breve
Equipe Gestora da E.M.Profª Sandra Mª de O.A.Franco