EDUCAÇÃO FÍSICA DO 1º AO 5º ANO DE ESCOLARIDADE



________________________________________________________



ANO DE ESCOLARIADE:

1º a 5º ano

COMPONENTE CURRICULAR:

Educação Física

EIXO ESTRUTURANTE:

Cultura do movimento corporal / Reflexão e Ação

OBJETIVOS:  

Trabalhar o tempo de reação, orientação espaço e tempo e coordenação mão/olho

TEMA GERADOR:

Pega a Bolinha – Parte 2



Atividade igual a anterior (pega bolinha) porém essa é feita em cima da mesa, mas pode ser feita no chão também; usando um cano, rolo de papel higiênico, rolo de papel insulfilm, rolo de sacos plásticos; você irá realizar tipo uma calha, onde deverá jogar a bolinha ali dentro e ao rolar a criança deverá tentar pegar a bolinha usando o copo plástico.

Profº Diogo


Profº Henrique


______________________________________

ANO DE ESCOLARIADE:

1º a 5º ano

COMPONENTE CURRICULAR:

Educação Física

EIXO ESTRUTURANTE:

Cultura do movimento corporal / Reflexão e Ação

OBJETIVOS:  

Noção espacial, raciocínio e tempo de  reação

TEMA GERADOR:

Pega a Bolinha



A  criança  pode  ficar  sentada  no  chão  ou  de  frente  para  uma  mesa,  em  sua frente  terá  um  copo  de  plástico  virado  para  baixo;  a  criança  ficará  com  as  mãos  para  trás eu na  cabeça; o responsável irá  ter  em mãos algumas  bolinhas  (pode  ser  de  papel, bolinha  de  gude  ou  outra);  o  responsável ficará  a  uma  distância  da  criança  e  irá  rolar uma  bolinha  por  vez  em  direção  à  criança; porém  toda  vez  que  ela  jogar  a  bolinha,  irá dar  um  comando  DIREITA/ESQUERDA então  a  criança  deverá  utilizar  a  mão  para pegar  o  copo  à  sua  frente  e  segurar  a  bolinha dentro  do  copo.  Exemplo:  o  responsável jogou  a  bolinha  e  falou  “direita”,  então  a  criança imediatamente deverá usar sua mão direita para pegar o copo e apanhar a bolinha. 


Créditos:  Professor Marcos Renato Araujo, Joinville, SC, 2020 Instagram:  @edf.prof.marcos

Profº Diogo



______________________________________

ANO DE ESCOLARIADE:

1º a 5º ano

COMPONENTE CURRICULAR:

Educação Física

EIXO ESTRUTURANTE:

Cultura do movimento corporal / Reflexão e Ação

OBJETIVOS:  

Trabalhar habilidades de arremesso de precisão

TEMA GERADOR:

Bola no Balde


Hoje, vamos trabalhar um pouco de arremesso de precisão.

Em  um  espaço  de  sua  casa;  coloque  um  balde  (cesto  de  roupa  ou  similar) em  um  canto  e  a  uma  distância  a  criança  deve arremessar  bolinhas  tentando  acertar  dentro  do balde;  peça  que  ela  jogue  com  a  mão  direita e depois  com  a  esquerda;  peça  que  ela  arremesse  de diferentes  formas:  bolinha  quicada  (se  for possível),  direta,  saída  do  peito,  saída  com  as mãos  próximas  a  orelha,  com  as  duas  mãos,  com curva...  a  bolinha  pode  ser de  papel,  bolinha  de meia.

Para  trabalhar  habilidades  Esportivas  é  o mesmo  procedimento,  apenas  peça  que  a  criança ou  adolescente  realize  o  movimento  de  arremesso de  acordo  com  a  técnica  correta,  exemplo: arremesso  do  Basquetebol  em  uma  cesta,  ou  um  arremesso/passe  no  handebol  com  suas variedades de  formas de  execução.

Variação: amarre  uma  cordinha  nas  extremidades  do  balde  e  movimente  o  balde igual um  pêndulo,  indo  de  um  lado  para  o  outro  e  peça  que  o  praticante  arremesse  da  mesma forma,  só  que  agora  um  pouco  mais  difícil,  pois  o  alvo  é  móvel . Outra  variação  é  pendurar o balde em um  local mais alto, fazendo  com que a  bola tenha  que 

ser lançada  para  cima.

Profº Diogo

ANO DE ESCOLARIADE:

1º a 5º ano

COMPONENTE CURRICULAR:

Educação Física

EIXO ESTRUTURANTE:

Cultura do movimento corporal / Reflexão e Ação

OBJETIVOS:  

Trabalhar  o equilíbrio e  coordenação óculo pedal

TEMA GERADOR:

Derruba e Levanta Copo


Hoje, vamos trabalhar um pouco de Equilíbrio e Coordenação de membros inferiores.


Usando copos plásticos, cones ou  pode  usar carretéis de linha  de  costura; espalhar  pelo espaço  e  pedir que  a  criança  derrube todos  e  depois levante todos usando apenas o pé  direito; depois realizar o mesmo procedimento com o pé esquerdo.


Repetir três vezes ou até ficar craque.



Profº Diogo


                          Profº Henrique

____________________

ANO DE ESCOLARIADE:

1º a 5º ano

COMPONENTE CURRICULAR:

Educação Física

EIXO ESTRUTURANTE:

Cultura do movimento corporal / Reflexão e Ação

OBJETIVOS:  

Equilíbrio estático e  dinâmico  e  coordenação óculo manual

TEMA GERADOR:

Atividade com Bolinha de Meia ou Papel


Hoje, vamos trabalhar com atividades de Bolinha de Meia ou Papel.


Atividade  01: equilibrar  uma  bolinha  no  pé  direito;  depois  realizar  o mesmo  procedimento  com  o  pé  esquerdo.  Tente  agora  equilibrar  e  se  movimentar  pelo espaço.


Atividade  02 :  usando  agora  duas  bolinhas,  uma  em  cada  mão; você  irá  trocar  simultaneamente  as  bolinhas  de  mãos,  da  direita  para esquerda  e  d a  esquerda para direita;  faça  isso  jogando  a  bolinha  para o alto; depois de  conseguir, tente realizar sentado.


Atividade  03: usando  uma  bolinha  e  dois  copos  plásticos ,  segure um  copo  em  cada  mão  e  com  a  bolinha  dentro  de  um  deles,  você  irá  jogar  a  bo para  o alto e  pegar com o  outro copo, e  fazer isso consecutivamente.



Atividade  04: usando  uma  bolinha;  você  irá  jogar  em  direção ao  pé,  irá  chutar  com  o  pé  direito  e  pegar  com  a  mão;  em seguida  irá  realizar  o  mesmo  procedimento  e  chutar  o  pé esquerdo; fazer isso repetidamente.



__________________________________

ANO DE ESCOLARIADE:

1º a 5º ano

COMPONENTE CURRICULAR:

Educação Física

EIXO ESTRUTURANTE:

Cultura do movimento corporal / Reflexão e Ação

OBJETIVOS:  

Trabalhar a organização e coordenação óculo manual, tempo de reação e agilidade

TEMA GERADOR:

Não deixe o Balão Cair


A atividade de hoje é a “Não deixe o Balão Cair”.


Material: Bola de aniversário, sacola plástica de mercado, alguns objetos (por exemplo, brinquedos da criança) e uma caixa para guardar os objetos.


É um exercício de organização, onde a criança deve manter o balão no ar e ao mesmo tempo deverá recolher objetos espalhados pelo espaço, podendo pegar um objeto por vez e não pode segurar o balão, apenas deve bater nele e manter no ar.

Adaptação: você pode utilizar uma sacola plástica cheia de ar e terá os mesmos resultados.


Vamos arrumar o quarto!

Profº Diogo


CONTINUANDO O DESAFIO





UM DESAFIO!!! VAMOS JUNTOS PRATICAR?








ANO DE ESCOLARIADE:

1º a 5º ano

COMPONENTE CURRICULAR:

Educação Física

EIXO ESTRUTURANTE:

Cultura do movimento corporal / Reflexão e Ação

OBJETIVOS:  

Saltar, coordenação geral, raciocínio, concentração

TEMA GERADOR:

Jogo das Cores


A brincadeira de hoje é o Jogo das Cores.

Montagem (com ajuda do Responsável): Você irá precisar de 4, 5, 6 ou mais folhas de papel, irá pintar com tinta, lápis de cor, giz de cera, cada uma delas com uma cor diferente (azul, vermelho, amarelo, verde, laranja, roxo...); você também pode usar E.V.A colorido ou folhas coloridas; então você irá usar fita adesiva para grudar essas cores pelo chão (coloque a uma distância em que a criança consiga saltar de uma cor para outra).

O jogo: O responsável irá pedir que a criança salte de uma cor para outra. Inicie dando um tempo para criança memorizar e conseguir saltar. Conforme ela for  aprendendo e melhorando as habilidades, você irá falar as cores cada vez mais  rápido e ela terá de saltar mais rápido e sem errar a ordem das cores. Ela  irá  saltar sempre com os dois pés juntos.

Variação: realize a mesma atividade, porém falando duas cores ao mesmo tempo um pé ficará numa cor e o outro na outra.

Divirtam-se!!!

Profº Diogo

__________________________________


ANO DE ESCOLARIADE:

1º a 5º ano

COMPONENTE CURRICULAR:

Educação Física

EIXO ESTRUTURANTE:

Cultura do movimento corporal / Reflexão e Ação

OBJETIVOS:  

Trabalhar  habilidades  do  tênis  ou  tênis  de  mesa;  coordenação  óculo  manual  e tempo de  reação

TEMA GERADOR:

Equilíbrio na Raquete


A brincadeira de hoje é o Equilíbrio na Raquete.

Raquete: Podemos utilizar qualquer raquete, desde uma de ping pong, frescobol ou até mesmo uma raquete adaptada de papelão.

Bolinha: O ideal é começar com bolas mais leves, como balão de festa de aniversário, bola de papel ou de meia, nessa ordem, passando por bola de ping-pong, frescobol e qualquer outra.

Como funciona?

Primeiro a criança deve caminhar com a bola apoiada na raquete. Depois  que  ela conseguiu realizar essa primeira etapa com sucesso, pode se deslocar quicando a bola na raquete. Após, há a progressão usando uma bolinha mais rápida.

Adaptado do Professor  Marcos Renato  Araujo, Joinville,  SC,  2020.

Divirtam-se!!!

Profº Diogo

________________________________

 

ANO DE ESCOLARIADE:

1º a 5º ano

COMPONENTE CURRICULAR:

Educação Física

EIXO ESTRUTURANTE:

Cultura do movimento corporal / Reflexão e Ação

OBJETIVOS:

Atividades com foco no lúdico, no raciocínio, na autonomia  e na interação com familiares visando a semana da criança.

TEMA GERADOR:

Atividades

Semana da Criança

 





Olá Família! Preparamos com muito carinho uma semana diferenciada com brincadeiras e atividades divertidas para as nossas crianças. Agradecemos o apoio em tudo realizado até aqui e continuamos contando com sua participação e empenho.

Depois de tantas tarefas, o momento é de curtir esta semana com nossos pequenos. Que todos se divirtam muito!

Professor Diogo

 Atividade 01 – Dia de Reporter

Faça um microfone com algum objeto em casa e entreviste seus familiares, sobre como foi a infância deles, do que brincavam e o que eles sentem saudades daquela época.


Atividade 02 –Campeonato de Jogo da Velha

Quem é o melhor em Jogo da Velha em casa? Chame a família para brincar e vamos ver quem é o campeão. Vocês podem combinar algum mico para os que forem perdendo. Divirtam-se!

Atividade 03 –Sou um Pirata

Use o que tiver em casa para se fantasiar de pirata e brinque de Caça ao Tesouro: escolha um objeto, o Pirata esconde e a família procura. A pessoa que encontrar será o novo Pirata, que esconderá o objeto e assim sucessivamente.



Atividade 04 –Bilboquê

Com a ajuda dos pais, vamos montar um brinquedo reciclado?

Clique no vídeo para ver as instruções.

https://youtu.be/68ApPTKI2Hs

Fonte de Pesquisa: Extraído de Materiais Pedagógicos

https://www.materiaispdg.com.br/




_______________________________

ANO DE ESCOLARIADE:

1º a 5º ano

COMPONENTE CURRICULAR:

Educação Física

EIXO ESTRUTURANTE:

Cultura do movimento corporal / Reflexão e Ação

OBJETIVOS:  

Trabalhar  habilidades  do  tênis  ou  tênis  de  mesa;  coordenação  óculo  manual  e tempo de  reação

TEMA GERADOR:

Equilíbrio na Raquete


A brincadeira de hoje é o Equilíbrio na Raquete.

Raquete: Podemos utilizar qualquer raquete, desde uma de ping pong, frescobol ou até mesmo uma raquete adaptada de papelão.

Bolinha: O ideal é começar com bolas mais leves, como balão de festa de aniversário, bola de papel ou de meia, nessa ordem, passando por bola de ping-pong, frescobol e qualquer outra.

Como funciona?

Primeiro a criança deve caminhar com a bola apoiada na raquete. Depois  que  ela conseguiu realizar essa primeira etapa com sucesso, pode se deslocar quicando a bola na raquete. Após, há a progressão usando uma bolinha mais rápida.



Adaptado de Professor  Marcos Renato  Araujo, Joinville,  SC,  2020.





______________________________________



ANO DE ESCOLARIADE:

1º a 5º ano

COMPONENTE CURRICULAR:

Educação Física

EIXO ESTRUTURANTE:

Cultura do movimento corporal / Reflexão e Ação

OBJETIVOS:  

Coordenação óculo pedal, fortalecimento de membros inferiores e superiores, agilidade.  

TEMA GERADOR:

Bola ao Alvo


A brincadeira de hoje é a Bola ao Alvo com os Pés.

Material: Uma caixa, bolinhas, urso de pelúcia ou qualquer objeto que você tiver.

Instruções: A criança sentada no chão, com algumas bolinhas a sua frente (pode ser de papel ou qualquer outro objeto como ursinho), terá que pegar todos estes objetos e colocar dentro da caixa que ficará atrás dela, usando somente os pés para isso; ela deve projetar o corpo para trás, como se fosse girar para trás e jogando a bola por cima da cabeça.

Variação de atividade: com a caixa mais longe, você irá espalhar todos os objetos pela casa; tendo que se movimentar apenas sentada, a criança deverá buscar todos os objetos pela casa e transportar todos até a caixa, utilizando somente os pés para realizar a tarefa.

Boa brincadeira!!!
                                            Professor Diogo

__________________________________________


ANO DE ESCOLARIADE:

1º a 5º ano

COMPONENTE CURRICULAR:

Educação Física

EIXO ESTRUTURANTE:

Cultura do movimento corporal / Reflexão e Ação

OBJETIVOS:  

Noção espacial (direita/esquerda) salto e concentração/atenção

TEMA GERADOR:

Saltos Sobre o Bastão


A brincadeira de hoje é a Saltos Sobre o Bastão.

Instruções:

Colocar um bastão, corda ou riscar uma linha no chão; a criança inicia de frente para o instrutor; o instrutor dará os comandos “direita/esquerda” e a criança irá saltar lateralmente para o lado sugerido; após um tempo o instrutor irá dar o comando “GIRO”, onde a criança deverá realizar um giro de 180º e ficará de costas para o instrutor; e logo o instrutor inicia novamente com os comandos “direita/esquerda”, e gradativamente poderá alternando com o comando “giro” para que a criança fique de frente e de costas em diferentes momentos. 

Variação: acrescente outros comandos junto, como o já conhecido “morto/vivo” que além da criança saltar para a direita e esquerda, ela também deverá abaixar e levantar.

Profª Diogo

______________________________________________________

 

ANO DE ESCOLARIADE:

1º a 5º ano

COMPONENTE CURRICULAR:

Educação Física

EIXO ESTRUTURANTE:

Cultura do movimento corporal / Reflexão e Ação

OBJETIVOS:

Trabalhar arremesso, tempo de reação, empunhadura e lateralidade (trabalhando a dominância lateral)

TEMA GERADOR:

Bolinha na Parede

 





Nossa atividade de hoje é a Bolinha na Parede.

Material: qualquer bolinha.

Fazer primeiro de pé e, posteriormente, tentar sentado.

Sentado no chão ou em pé de frente para parede, você irá jogar a bolinha de modo que ela quique no chão e bata na parede e volte em suas mãos.

- em seguida realizar o mesmo procedimento, jogando com a mão direita e pegando com a mão direita.

- em seguida realizar o mesmo procedimento, jogando com a mão esquerda e pegando com a mão esquerda.

Agora, vai ficando mais difícil.

- em seguida realizar o mesmo procedimento, jogando com a mão direita e pegando com a esquerda, e logo jogar com a esquerda e pegar com a direita, fazendo isso alternadamente.


Boa brincadeira!!!
                                            Professor Diogo


_____________________________________


ANO DE ESCOLARIADE:

1º a 5º ano

COMPONENTE CURRICULAR:

Educação Física

EIXO ESTRUTURANTE:

Cultura do movimento corporal / Reflexão e Ação

OBJETIVOS:  

Concentração e disciplina ao atenderem os comandos, raciocínio lógico, noção de distância / proximidade e autonomia no sentido de procurar o objeto.

TEMA GERADOR:

Está quente, está frio


A brincadeira de hoje é, novamente, a tradicional “Está quente, está frio” ou, simplesmente, “Quente ou frio”. É uma brincadeira divertida e fácil de se fazer, pois não requer material específico. É perfeita para a diversão da família nesse momento de Quarentena.

Nela, um participante esconde um ou mais objetos — de acordo com a sua criatividade — e o outro ou os outros devem procurá-los, perguntando se está quente ou frio. Aquele que os escondeu vai dando as coordenadas através das palavras Quente ou Frio, Muito quente ou Muito frio, até os que estão procurando encontrarem. Quente significa proximidade ao objeto e frio distância.

A brincadeira pode ser incrementada com mais de dois participantes: um que esconde e mais de dois procurando. Há, também, a opção daquele que escondeu dar diversas pistas sobre quais são os objetos, de modo que os buscadores exercitem sua capacidade de raciocínio e imaginação na tentativa de descobrir quais são. Enfim, a brincadeira pode ser adaptada das mais variadas formas.

Bom jogo! Boa diversão!

LINK DA ATIVIDADE: ESTÁ QUENTE, ESTÁ FRIO

________________________________________

ANO DE ESCOLARIADE:

1º a 5º ano

COMPONENTE CURRICULAR:

Educação Física

EIXO ESTRUTURANTE:

Cultura do movimento corporal / Reflexão e Ação

OBJETIVOS:

Desenvolver habilidades motoras básicas, compreendendo a ação, dinâmica e evolução dos movimentos. Trabalha-se, também tempo de reação.

TEMA GERADOR:

Cesta de Basquete II


A Atividade é uma brincadeira com influência do Basquetebol.

 

Materiais:

1 Balde ou Cesta de Lixo,

1 Bola de Plástico simples que Quique.

 Com a ajuda do Responsável, o aluno deve colocar o balde a determinada altura e distância.

Aquecimento:

1.    O aluno deve dar, parado, 20 quiques na bola com cada mão.

2.    Em seguida deve dar três ou quatro quiques andando, sem perder o controle da bola, com cada mão. Repetir 3 vezes.

Com tudo pronto,  inicia-se a brincadeira, que pode ser individual ou em dupla. A bola deve ser arremessada na cesta (balde) como forma de treinamento (individual) por um jogador de cada vez (dupla).

No jogo individual, é priorizado o número de acertos em determinado período de tempo. Já no jogo em dupla, vence aquele que converter mais arremessos, fizer mais cestas.

Conforme as habilidades dos alunos forem se desenvolvendo, há a possibilidade de aumentar a altura e a distância, tornando o jogo mais difícil.

 Boas cestas!

Professor Diogo



Atividade "Espelho" com Bola e Movimento
OBJETIVO: Atividade que visa desenvolvimento motor e memorização.
Professor Henrique

____________________________________________


ANO DE ESCOLARIADE:

1º ao 5º ano

COMPONENTE CURRICULAR:

Educação Física

EIXO ESTRUTURANTE:

Cultura do movimento corporal / Reflexão e Ação

OBJETIVOS:

Desenvolver habilidades motoras básicas, compreendendo a ação, dinâmica e evolução dos movimentos.

TEMA GERADOR:

O Quique da Bolinha


Olá Pessoal! Hoje vamos fazer a brincadeira do Quique da Bolinha.

HABILIDADES: arremesso e precisão, trabalhar  iniciação ao tênis de  mesa.

DESCRIÇÃO: em  uma  mesa  ou  até  mesmo  no  chão;  você  irá  colocar  um  ou  mais  copos a  uma  certa  distância  e  irá  arremessar  uma  bolinha  tentando acertar  dentro  do  copo ;  você  pode  exigir  um  número  mínimo  de quiques  que  a  bolinha  deve  dar  antes  de  cair  dentro  do  copo  (1 qui que,  2  quiques  ou  3  quiques);  também  pode  aumentar  o número  de  copos  ou  usar  uma  bandeja  de  ovos  ao  invés  de  copos. Você  pode  definir  se  irá  arremessar  com  a  mão  ou  com  a utilização de  uma  raquete.

VARIAÇÃO: amarre  uma  cordinha  no  copo  e  deixe  ele  pendurado como  se  fosse  um  pêndulo,  movendo-se  de  um  lado  para  o  outro; e  então  o  objetivo  é  acertar  o  copo  em  movimento;  use  sua criatividade,  pode  usar  até  mesmo  um  balde  maior,  pode  usar bolas  maiores,  aumente  a distância  do  arremesso  até  o  alvo;  tudo irá  depender  do  grau  de  dificuldade  que  você  quer  colocar ao praticante.


LINK DA ATIVIDADE: QUIQUE DA BOLINHA



____________________________________________________

 

ANO DE ESCOLARIADE:

1º ao 5º ano

COMPONENTE CURRICULAR:

Educação Física

EIXO ESTRUTURANTE:

Cultura do movimento corporal / Reflexão e Ação

OBJETIVOS:

Desenvolver habilidades motoras básicas, compreendendo a ação, dinâmica e evolução dos movimentos.

TEMA GERADOR:

Dentro / Fora

 

 




LINK DA ATIVIDADE: DENTRO OU FORA

Olá Pessoal! Hoje vamos fazer a brincadeira Dentro / Fora.

 

HABILIDADES: Desenvolver a noção espacial, melhorar a atenção e concentração, trabalhar o salto, aprender a se deslocar em salto.

 

DESCRIÇÃO: É necessário alguém para dar o comando Dentro (dentro do círculo) e Fora (fora do círculo). Pode haver a adaptação com Esquerda / Direita e Frente / Atrás. Conforme uma pessoa dá o comando, a outra salta obedecendo.


Pode-se utilizar bambolês para fazer o círculo, desenhar no chão ou marcar com fita adesiva.

Professor Diogo

__________________________________________________


ANO DE ESCOLARIADE:
3, 4º e 5º ano
COMPONENTE CURRICULAR:
Educação Física
EIXO ESTRUTURANTE:
Cultura do movimento corporal / Reflexão e Ação
OBJETIVOS:
Desenvolver habilidades motoras básicas, compreendendo a ação, dinâmica e evolução dos movimentos.
TEMA GERADOR:
Alongamentos

LINK DA ATIVIDADE: ALONGAMENTOS
Olá pessoal. Como foram de Recesso?

Nessa volta às aulas, vamos tratar de desenferrujar o esqueleto com alguns dos alongamentos que fazemos nos dias de aula de Educação Física. Podem chamar os pais para ajudar.

São duas vezes 15 segundos em casa posição. Espero que gostem.

Professor Diogo



Professor Henrique
___________________________________________________________


ANO DE ESCOLARIADE:
1º ao 5º ano
COMPONENTE CURRICULAR:
Educação Física
EIXO ESTRUTURANTE:
Cultura do movimento corporal / Reflexão e Ação
OBJETIVOS:
Desenvolver habilidades motoras básicas, compreendendo a ação, dinâmica e evolução dos movimentos.
TEMA GERADOR:
Amarelinha







LINK DA ATIVIDADE: AMARELINHA

A Atividade consiste na tradicional brincadeira de Amarelinha.
Número de participantes: a partir de 1
Faça o desenho da amarelinha no chão e enumere os quadrados de 1 a 10. Se na sua casa houver um quintal, pode ser usado Giz. Caso contrário, pode se fazer o desenho em EVA ou até mesmo com fita crepe, pois não estragam o piso.

Regras:
A criança joga uma pedra (também pode ser tampinha de garrafa pet) na primeira casa e, em um pé só, pula e vai até a última. Na volta, pega a pedra (ou a tampinha) do chão. Na próxima rodada, joga a pedra (ou a tampinha) na casa 2 e vai até o fim em um pé só. E assim sucessivamente. Não pode colocar o segundo pé no chão, nem errar a casa.



Boa brincadeira!
Professor Diogo


..................................................................................


ANO DE ESCOLARIADE:
1º a 5º ano
COMPONENTE CURRICULAR:
Educação Física
EIXO ESTRUTURANTE:
Cultura do movimento corporal / Reflexão e Ação
OBJETIVOS:
Desenvolver habilidades motoras básicas, compreendendo a ação, dinâmica e evolução dos movimentos. Trabalha-se, também tempo de reação.
TEMA GERADOR:
Brincadeiras de festa junina








LINK DA ATIVIDADE: BRINCADEIRA DE FESTA JUNINA

A atividade de hoje consiste em três brincadeiras de festa junina.
1.    Tiro ao alvo
Latas decoradas com papel colorido e empilhadas em forma de pirâmide são o alvo. O objetivo desse jogo, também conhecido como Bola na Lata ou Derruba Latas, é derrubar todas as latas.

Tiro ao alvo festa junina
Elas devem ficar em cima de uma mesa dentro da barraquinha ou em outro local reservado para o jogo.
Do lado de fora da “barraquinha” (no nosso caso, a uns 3 metros de distância) os participantes tentam derrubar as latas em três tentativas de arremesso de uma bolinha.




2.    Argolas
Garrafas de refrigerante cheias de água (colocadas com uma distância, mais ou menos, de um palmo) e argolas é tudo o que você precisa para essa brincadeira.

Jogo da argola
Você tem cinco tentativas para arremessar as argolas de uma distância determinada e tentar encaixá-las pelo gargalo das garrafas.
3.    Boca do palhaço

Esse é outro jogo de pontaria muito divertido para as crianças.

Boca do palhaço na festa junina

O objetivo é, mediante três tentativas, acertar pelo menos uma bola na boca do palhaço, que consiste em um desenho grande de uma cara de palhaço onde é feito um buraco no lugar da boca. O palhaço pode ser feito de cartolina e a bola, de meia.

 OBS: QUE TAL FAZER UM VÍDEO DE UMA DESSAS  BRINCADEIRAS JÁ POSTADAS E ENVIAR PARA NÓS?!


Boa brincadeira!

Professor Diogo

...............................................................................

SEMANA DE 22 A 26 DE JUNHO

ANO DE ESCOLARIADE:
1º ao 5º ano
COMPONENTE CURRICULAR:
Educação Física
EIXO ESTRUTURANTE:
Jogos e Brincadeiras
OBJETIVOS:
Reconhecer a importância do trabalho em equipe para o sucesso do coletivo, cooperação, autonomia e imaginação.
TEMA GERADOR:
Caixa de Segredos







LINK DA ATIVIDADE: CAIXA DE SEGREDOS

A brincadeira de hoje é a Caixa de Segredos.

É necessária a ajuda dos pais para a montagem da brincadeira, especificamente para o Recorte da Caixa e seleção dos objetos a serem descobertos.
Ótima para brincar aos pares ou em grupo, essa brincadeira de adivinhação é tão divertida e instigante que é possível passar horas nela. Você também pode dividir as crianças em grupos e dar pontos para cada objeto adivinhado! Ótima para desenvolver a imaginação, as capacidades sensoriais e a curiosidade de crianças de todas as idades.
Atenção: lembre-se de adaptar os objetos para a idade das crianças, de forma que seja possível adivinhar e saber o nome do que está sendo adivinhado. Os objetos devem ser seguros e não apresentarem risco de quebra ou danificação durante o jogo.
Para montar essa brincadeira você vai precisar de:
- Caixa média de papelão
-Tesoura Escolar (material infantil)
- Pano, lenço ou toalha
- Seleção de itens que possam ser apalpados sem o risco de machucar as mãos ou se quebrarem.
Mãos à obra:
1º A brincadeira é muito fácil! Pegue a caixa de papelão e recorte dois  buracos  no  fundo, de  modo a caberem dois punhos de criança ou adulto. Vire a caixa com os buracos voltados para quem irá começar o jogo de adivinhação e cubra-os com um pano.
2° Peça para a pessoa virar de costas e coloque um item já selecionado dentro da caixa.  Para facilitar, você  pode  ter consigo todos os itens que irá utilizar dentro de outra caixa ou saco de pano.
3° Agora é só convidar o primeiro participante para adivinhar com as mãos o que está dentro da caixa, mantendo sempre o pano por cima, para ajudar a esconder todas as frestinhas.

 OBS: QUE TAL FAZER UM VÍDEO DE UMA DESSAS  BRINCADEIRAS JÁ POSTADAS E ENVIAR PARA NÓS?!


Boa brincadeira!

Professor Diogo
.............................................................................
SEMANA DE 15 A 19 DE JUNHO
ANO DE ESCOLARIADE:
1º a 5º ano
COMPONENTE CURRICULAR:
Educação Física
EIXO ESTRUTURANTE:
Cultura do movimento corporal / Reflexão e Ação
OBJETIVOS:
Desenvolver habilidades motoras básicas, compreendendo a ação, dinâmica e evolução dos movimentos. Autonomia desde a construção da pista e seus obstáculos.
TEMA GERADOR:
Corrida de Tampinhas









A Atividade é uma divertida brincadeira de corrida de Tampinhas de Garrafa PET.
As regras são simples:
– Desenham no chão uma pista com curvas, retas e pontes aleatoriamente. Cada dia a pista muda de desenho, segue novos caminhos. O desenho pode variar, mas as regras não variam. A brincadeira pode ser feita tanto no chão normal quanto na areia, o que a torna mais interessante.
– Cada jogador tem o direito de dar três petelecadas por jogada.
– Ao cair nos espaços marcados por um quadrado com um “X” dentro (“bombas”) o jogador deve retornar ao início da pista. Esses espaços também são desenhados aleatoriamente.
– Caso a tampinha saia das dimensões da pista, o jogador também deve voltar para o início.
– Deve-se desenhar também um quadrado com o número 10 dentro. Ao cair nesse quadrado, o jogador ganha 10 vidas, ou seja, terá o direito a dar 10 petelecadas. Além disso, caso o jogador erre enquanto estiver usando suas 10 chances, não precisará retornar ao início da pista e sim ao quadrado com o número 10.
– Os obstáculos que devem ser evitados durante o percurso são: bombas – quadrado com um “X” dentro, buraco negro – um furo no chão e sair dos limites da pista. Cair nesses obstáculos significa voltar ao início do jogo.
 – Além desses obstáculos, há também rampas – monte de areia elevada que dificulta a jogada e curvas acentuadas.
– O vencedor é aquele que chegar primeiro ao término da pista batendo sua tampinha na telha.
OBS: QUE TAL FAZER UM VÍDEO DE UMA DESSAS  BRINCADEIRAS JÁ POSTADAS E ENVIAR PARA NÓS?!


Boa brincadeira!

Professor Diogo


.....................................................................................


SEMANA DE 08 A 12 DE JUNHO

LINK DA ATIVIDADEMÍMICA

ANO DE ESCOLARIADE:
1º ao 5º ano
COMPONENTE CURRICULAR:
Educação Física
EIXO ESTRUTURANTE:
Jogos e Brincadeiras
OBJETIVOS:
Reconhecer a importância do trabalho em equipe para o sucesso do coletivo, cooperação, autonomia e imaginação.

TEMA GERADOR:
Brincadeira de Mímica









A brincadeira de hoje é a “Mímica”.
É uma brincadeira para, no mínimo,dois participantes.
Todos escrevem temas, que podem ser filmes, personagens ou até objetos em pedaços de papel e os colocam em um pote. O escolhido da vez pega um dos papéis e terá que fazer mímicas relacionadas ao tema para que o outro integrante acerte.
Ganha aquele que acertar mais vezes.
Para a brincadeira ficar mais dinâmica, podemos estipular o tempo de 1 minuto para que cada participante adivinhe. Passado esse tempo sem resposta, aquele que estava fazendo a mímica passa a adivinhar.
Há, também, a possibilidade, havendo mais de duas pessoas, de um terceiro fazer as mímicas e os dois participantes, ao mesmo tempo, tentarem adivinhar, ganhando, novamente, aquele que acertar mais vezes.

Boa brincadeira!

Professor Diogo




......................................................................

SEMANA DE 01 A 05 DE JUNHO

LINK DA ATIVIDADE: BOLICHE DE GARRAFA PET

ANO DE ESCOLARIADE:
1º a 5º ano
COMPONENTE CURRICULAR:
Educação Física
EIXO ESTRUTURANTE:
Cultura do movimento corporal / Reflexão e Ação
OBJETIVOS:
Desenvolver habilidades motoras básicas, compreendendo a ação, dinâmica e evolução dos movimentos. Trabalha-se, também tempo de reação.
TEMA GERADOR:
Boliche de Garrafa PET









A Atividade é uma brincadeira com influência do jogo de Boliche.

Materiais:

Cerca de 5 Garrafas PET
3 Pares de Meia ou uma bola de tênis.
Com a ajuda do Responsável, o aluno deve, com os três pares,fazer uma Bola de Meia.
A utilização desse material é interessante, por causa do baixo impacto, pouco risco de acidente doméstico e facilidade de acesso. 
Também pode ser utilizada uma bola de tênis.
Posteriormente, o Responsável deve arrumar as garrafas conforme a ilustração a uma distância razoável. Vai do espaço que você tem em casa.
Com tudo pronto, inicia-se a brincadeira, que pode ser individual ou em grupo. 
A bola deve ser “rolada” pelo chão em direção às garrafas. 
Serve tanto como forma de treinamento (individual) como em grupo, um jogador de cada vez (dupla, trio, etc).
No jogo individual, é priorizado o número de acertos em determinado período de tempo. Já no jogo em grupo, vence aquele que após 3 rodadas derrubar o maior número de garrafas.
Conforme as habilidades dos alunos forem se desenvolvendo, há a possibilidade se aumentar a distância, tornando o jogo mais difícil.

Bom jogo!

Professor Diogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua mensagem!
Retornaremos em breve
Equipe Gestora da E.M.Profª Sandra Mª de O.A.Franco

Pesquisar este blog

Postagem em destaque

BOAS VINDAS!!

Sejam bem vindos ao Blog da E.M.Profª Sandra Mª de Oliveira Araújo Franco!! Este blog tem o objetivo de inserir os educandos na cultu...

Postagens mais visitadas