5º ANO-HISTÓRIA E GEOGRAFIA-1º BIMESTRE

AS ATIVIDADES DEVERÃO SER REALIZADAS NO CADERNO.

COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA
EIXO ESTRUTURANTE:Sujeitos históricos - no tempo, no espaço, nos fatos e nas fontes históricas.

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:Reconhecer-se como sujeito histórico no tempo e no espaço, estabelecendo relações com a comunidade (grupo) em que vive e com o contexto nacional e mundial. 



A EXPANSÃO MARÍTIMA EUROPEIA 

  Quando se fala de expansão marítima europeia, devemos ter em mente que o interesse comercial era o principal motivo para a conquista de novas rotas marítimas. O próprio termo expansão estava ligado ao fato dos europeus navegarem apenas pelo mar Mediterrâneo e os mares do norte europeu, desconhecendo rotas marítimas nos oceanos Pacífico, Atlântico e Índico até o século XIV. 

  Mas o interesse comercial estava em que tipo de mercadorias? Nos mercados europeus, que floresceram durante a Baixa Idade Média, a venda de especiarias e outras mercadorias orientais proporcionava lucros altíssimos aos comerciantes. Tecidos de seda, porcelanas e uma série de condimentos, como cravo, pimenta e canela, utilizados para a conservação dos alimentos, encontravam um grande número de compradores. 

  Entretanto, o controle do oferecimento destas mercadorias estava nas mãos apenas dos comerciantes italianos - principalmente oriundos das cidades de Gênova e Veneza - e muçulmanos, que mantinham estreitas relações comerciais. Isto ocorria pelo fato do comércio entre o Oriente e a Europa ser realizado predominantemente pelo Mar Mediterrâneo. Devido à localização geográfica das duas cidades italianas,­ eram elas que controlavam o comércio neste mar. 

  Outro fato ainda contribuiu para a necessidade de se encontrar novas rotas marítimas de acesso aos centros produtores das mercadorias orientais. Com a conquista da cidade de Constantinopla pelos turcos-otomanos, em 1453, os preços das mercadorias se tornaram ainda maiores devido às taxas que passaram a ser cobradas. A nascente classe burguesa, que realizava o comércio na Europa, precisava chegar ao Oriente sem passar pelo Mar Mediterrâneo e Constantinopla. 

  A solução visualizada era contornar o continente africano para chegar às Índias, nome genérico dado às regiões orientais. Algumas condições existentes na Península Ibérica levaram primeiramente Portugal e, depois, a Espanha a se tornarem pioneiros desta expansão marítima. 

  Portugal se destacou antes dos demais países por já ter um porto, na cidade de Lisboa, que ligava o comércio entre o Mar Mediterrâneo e o norte europeu. Isto fortaleceu economicamente a burguesia mercantil portuguesa que pôde financiar o projeto expansionista. 

  Seu fortalecimento político se deu com o apoio à Revolução de Avis (1383-1385), iniciando a dinastia de Avis e a independência do reino de Castela. A consequência foi a centralização estatal em torno do rei D. João I (1385-1433). As condições sociopolíticas estavam dadas. Faltavam ainda as condições técnicas. 

  Para isso foi necessário desenvolver os conhecimentos sobre navegação marítima existentes à época. As bússolas e astrolábios (instrumentos utilizados para se orientar através das estrelas) trazidos da China foram aperfeiçoados. Novos mapas foram feitos pelos mais renomados cartógrafos, além da construção das caravelas, navios leves com velas triangulares, que possibilitaram aos ibéricos enfrentar o oceano Atlântico, conhecido à época como Mar Tenebroso. 

  O objetivo era contornar o continente africano, primeiro pelo oceano Atlântico e depois pelo Índico, para chegarem às Índias. Para conseguirem este feito, os portugueses precisaram de quase um século. O primeiro ponto alcançado na África foi Ceuta, cidade conquistada após batalha com os árabes, em 1415. Depois, gradativamente os portugueses foram conquistando ilhas e pontos do litoral africano, em direção ao sul. Em 1488, Bartolomeu Dias conseguiu contornar o Cabo das Tormentas, que passou a se chamar Cabo da Boa Esperança, no extremo sul da África. Dez anos mais tarde, em 1498, Vasco da Gama chegou ao porto de Calicut na Índia, completando o trajeto estipulado e acessando um rico mercado de produtos orientais. 

  Estava assim estabelecida uma nova rota marítima e comercial, como o primeiro passo da expansão marítima europeia. O próximo passo seria dado pela Espanha, quando descobriram o caminho que os levaram a conhecer e conquistar o continente americano. 


Por Tales Pinto
Graduado em História


Fonte de pesquisa:
Elaborado pelo professor Heverton Ribeiro Quites
E.M.Profª Sandra Maria de Oliveira A. Franco




AS ATIVIDADES DEVERÃO SER REALIZADAS NO CADERNO

COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA
EIXO ESTRUTURANTE:Sujeitos históricos - no tempo, no espaço, nos fatos e nas fontes históricas. 
OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:Reconhecer-se como sujeito histórico no tempo e no espaço, estabelecendo relações com a comunidade (grupo) em que vive e com o contexto nacional e mundial.








Fonte de pesquisa:
Elaborado pelo professor Heverton Ribeiro Quites
E.M.Profª Sandra Maria de Oliveira A. Franco






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