AS ATIVIDADES DEVERÃO SER REALIZADAS NO CADERNO
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA
EIXO ESTRUTURANTE: Leitura / Escrita
OBJETIVOS DA
APRENDIZAGEM: Praticar com competência a leitura de diferentes tipologias (narrativa, descritiva, expositiva, instrutiva, informativa e poética) com uso de variados gêneros textuais ( poema, conto, carta, notícia...) expandindo o vocabulário. Compreender textos lidos de diferentes gêneros e com diferentes propósitos. Expressar-se por escrito em situações reais de comunicação.
LEITURA DELEITE
Você pode clicar no link abaixo e
abrir o LIVRO em PDF para ler, ou, você pode clicar no vídeo e assistir a história no YOUTUBE.
VAMOS PENSAR?
Você prestou atenção? Então, responda!
a) Qual o nome da história?
_____________________________________________________
b) Quem é o autor?
_____________________________________________________
c) Quem é a personagem principal?
_____________________________________________________
d) O que aconteceu com ela?
_____________________________________________________
_____________________________________________________
_____________________________________________________
_____________________________________________________
Leia o texto abaixo.
2- Responda
ao que se pede de acordo com o texto:
a) Este
gênero textual é:
( ) uma fábula ( ) uma receita (
) um diário
b) Este
diário pertence a um menino ou a uma menina? Retire do texto um trecho que
comprove sua resposta.
______________________________________________________
______________________________________________________
c) O que
aconteceu de diferente no comportamento dessa menina que ela mesma percebeu?
_______________________________________________________
_______________________________________________________
d) Quando
ela escreve o que acontece com ela?
______________________________________________________
______________________________________________________
e) Você
gosta de escrever? Por quê?
______________________________________________________
______________________________________________________
f) Em que
mês a menina disse que não gostava de escrever? Quando ela escreveu a página do
diário atual? Quantos meses se passaram?
_______________________________________________________
_______________________________________________________
3- Retire do
texto 06 (seis) palavras com encontros vocálicos. Depois, circule esses
encontros vocálicos, separe as sílabas e classifique-os como ditongo, tritongo
ou hiato.
____________________
_______________________________
____________________
_______________________________
____________________ _______________________________
____________________
_______________________________
____________________
_______________________________
____________________ _______________________________
4- Agora, utilize a sua criatividade, REESCREVA em seu caderno, a página do diário da menina
do dia 8 de novembro, acrescentando outras coisas. Para isso, use a sua imaginação! O que a menina poderia ter escrito que não escreveu?
Fonte de pesquisa:
https://www.youtube.com/watch?v=Qby_hEO4Q2k
A Menina que esquecia de levar a fala pra escola - Marciano Vasques
Elaborado pelo professor Heverton Ribeiro Quites
E.M.Profª Sandra Mª de O.A.Franco
CASO QUEIRA FAZER A IMPRESSÃO DAS ATIVIDADES AQUI
POSTADAS, FAVOR CLICAR NO LINK ABAIXO: