5º ANO-LÍNGUA PORTUGUESA-1º BIMESTRE


AS ATIVIDADES DEVERÃO SER REALIZADAS NO CADERNO

COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA
EIXO ESTRUTURANTE: Leitura / Escrita
OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM: Praticar com competência a leitura de diferentes tipologias (narrativa, descritiva, expositiva, instrutiva, informativa e poética) com uso de variados gêneros textuais ( poema, conto, carta, notícia...) expandindo o vocabulário. Compreender textos lidos de diferentes gêneros e com diferentes propósitos. Expressar-se por escrito em situações reais de comunicação.


LEITURA DELEITE

Você pode clicar no link abaixo e abrir o LIVRO em PDF  para ler, ou, você pode clicar no vídeo e assistir a história no YOUTUBE.




VAMOS PENSAR?

Você prestou atenção? Então, responda!

a) Qual o nome da história?
_____________________________________________________

b) Quem é o autor?
_____________________________________________________

c) Quem é a personagem principal?
_____________________________________________________

d) O que aconteceu com ela?
_____________________________________________________
_____________________________________________________
_____________________________________________________
_____________________________________________________

Leia o texto abaixo.


2- Responda ao que se pede de acordo com o texto:

a) Este gênero textual é:

(     ) uma fábula        (     ) uma receita       (     ) um diário

b) Este diário pertence a um menino ou a uma menina? Retire do texto um trecho que comprove sua resposta.
______________________________________________________
______________________________________________________

c) O que aconteceu de diferente no comportamento dessa menina que ela mesma percebeu?
_______________________________________________________
_______________________________________________________

d) Quando ela escreve o que acontece com ela?
______________________________________________________
______________________________________________________

e) Você gosta de escrever? Por quê?
______________________________________________________
______________________________________________________

f) Em que mês a menina disse que não gostava de escrever? Quando ela escreveu a página do diário atual? Quantos meses se passaram?
_______________________________________________________
_______________________________________________________


3- Retire do texto 06 (seis) palavras com encontros vocálicos. Depois, circule esses encontros vocálicos, separe as sílabas e classifique-os como ditongo, tritongo ou hiato.
____________________      _______________________________
____________________      _______________________________
____________________      _______________________________
____________________      _______________________________
____________________      _______________________________
____________________      _______________________________

4- Agora, utilize a sua criatividade,  REESCREVA em seu caderno, a página do diário da menina do dia 8 de novembro,  acrescentando outras coisas. Para isso,  use a sua imaginação! O que a menina poderia ter escrito que não escreveu?


Fonte de pesquisa:
https://www.youtube.com/watch?v=Qby_hEO4Q2k
A Menina que esquecia de levar a fala pra escola - Marciano Vasques
Elaborado pelo professor Heverton Ribeiro Quites
E.M.Profª Sandra Mª de O.A.Franco










CASO QUEIRA FAZER A IMPRESSÃO DAS ATIVIDADES AQUI POSTADAS, FAVOR CLICAR NO LINK ABAIXO:



Pesquisar este blog

Postagem em destaque

BOAS VINDAS!!

Sejam bem vindos ao Blog da E.M.Profª Sandra Mª de Oliveira Araújo Franco!! Este blog tem o objetivo de inserir os educandos na cultu...

Postagens mais visitadas